domingo, 5 de janeiro de 2025

Boas leituras - Os favoritos de 2024 | saldo da meta de 12 livros para 2024 e do Desafio da estante

 


A leitura é como uma terapia para mim, então não me prendo aos números. Não cobro ler mais do que o tempo me permite, ou finalizar as leituras com números exatos. Leio por prazer, e apenas isso. Mas gosto de montar a lista de 12 livros para o ano e o desafio da estante, por facilitar na escolha do que ler a seguir. E, assim, tive um saldo agradável de boas leituras em 2024. 

Foram 29 livros lidos (1 a mais do que os 28 que normalmente consigo ler)

14 fantasias 

11 romances 

2 dramas (1 com realismo mágico - acho)

2 Ficções científicas  

8 livros com 5 

11 favoritos

E só agora estou descobrindo esses números. Não me cobrei isso também.

━──────────── •●• ────────────━

Dos 12 livros que havia separado para ler durante o ano, finalizei 8. Não consegui avançar com a leitura de 4 dos livros separados, por não sentir conexão com as histórias depois de algumas páginas lidas:
  •  Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã;
  • Oi, sumido 
  • A toca das raposas (esse nem comecei)
  • Promessas vazias


Dos que li, favoritei Além da porta sussurrante (mais uma vez o T.J. Klune me prendendo com seus personagens maravilhosos), Elantris (difícil não favoritar um livro do tio Sanderson) e Áureo (a Marissa Meyer é mesmo uma das minhas autoras favoritas!!!).
Ler mais da Beth O'Leary, com Mesa para um, e da Virginie Grimaldi, com As pequenas alegrias, foi um alívio para meus dias cansativos. As histórias delas normalmente deixam uma sensação de satisfação e leveza.

━──────────── •●• ────────────━

No desafio da estante, consegui finalizar os 12 desafios (nem sempre dentro do mês):



Favoritei Aurora ascende (uma ficção científica deliciosa, com personagens interessantíssimos), A segunda vida de Missy (que bacana acompanhar essa senhorinha maravilhosa!), O aprendiz de assassino (estava tão curiosa para conhecer a escrita da Robin Robb, e não me decepcionei), e Leve-me com você (Eu amo livros com viagens, e fazer essa com o August e esses meninos foi uma experiência marcante).
Não gosto de comentar das decepções, ou dos livros que não gostei, para não frustrar a leitura de ninguém. Então prefiro deixar aqui registrado apenas os que me deixaram com os olhos brilhando e o coração empolgado para ler mais. 

E o que vocês leram em 2024? Favoritaram algum?

0 comentários:

Postar um comentário